Fórum PC Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

+2
sandro_weezy
AndreFox
6 participantes

Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por AndreFox 7/19/2012, 12:06 am

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Vou explicar alguns métodos que utilizo para traduzir os scripts do jogo TES5 que estão dentro dos arquivos *.bsa ou em alguns casos não estão compactadas dentro do *.bsa, mais estão em formato *.pex.
Os arquivos *.pex são arquivo em formato Papyrus que é o coração do jogo The Elder Scrolls V: Skyrim, estes arquivos são scripts que contem as informações do jogo, e também texto e mensagens que devem ser traduzidas.

Vamos dividir esta tarefa em quatro partes: Descompactar, localizar e editar os textos, compilar os arquivos *.pex e por ultimo compactar tudo em um novo pacote.


PARTE 1) Descompactando os arquivos *.BSA

Existem varias maneiras de descompactar os arquivos *.bsa, porem vou mostrar aqui apenas duas maneiras de faze-lo. O Primeiro método e meu preferido é utilizar um programa chamado “Unpakke” que pode ser baixado neste site http://nullsecurity.org/unpakke/ estando na pagina do “Unpakke” baixem também o arquivo “upkk_bsa.dll”, este arquivo DLL é vital para o processo.

Crie uma pasta na raiz do seu HD com o nome de Unpakke, exemplo “C:\UNPAKKE” e descompacte os arquivos do Unpakke dentro desta pasta coloque também o arquivo “upkk_bsa.dll” dentro desta mesma pasta.
Crie uma subpasta dentro da pasta do Unpakke com o nome que você quiser, eu uso o nome de “projeto”, agora podemos começar.

Copie para a pasta “projeto” o arquivo file.bsa
*Obs “file” é o nome fictício do arquivo a ser descompactado substitua a palavra “file” pelo nome do arquivo que você quer descompactar.

Vá no iniciar do Windows e digite “CMD” isto vai abrir uma janela de prompt, nesta janela digite:

“CD..” --> “Enter” --> “CD..” --> “Enter” --> “CD unpakke” --> “Enter” agora você vai estar com seu Prompt assim:
“C:\UNPAKKE>_”

Digite: “unpakke.exe upkk_bsa.dll unpack file.bsa c:\unpakke\projeto” --> “Enter”

Pronto agora todos os arquivos contidos dentro do file.bsa estão dentro da sua pasta projetos.

O segundo método é muito mais amigável pois não utiliza comandos DOS. Baixe o Programa “Fallout Mod Manager”
no site da Nexus http://newvegas.nexusmods.com/mods/36901.
Apesar do TES5 ter uma engine diferente dos seus antecessores os arquivos *.BSA são compactados da mesma maneira e o “Fallout Mod Manager” possui ferramentas para trabalhar com tais arquivos de uma maneira muito fácil e dinâmica.
Após ter instalado o “Fallout Mod Manager” supondo que você já tenha criado uma pasta com o método acima, vamos utiliza-la como exemplo.
Abra o “Fallout Mod Manager”, clique em “Tools” e em seguida “BSA Browser”, isto ira abrir uma nova janela. Clique em “Open” e selecione o arquivo que deseja trabalhar, clique em “Extract all” e selecione o destino, no nosso exemplo “C:\UNPAKKE\PROJETO”, todos os arquivo contidos no file.bsa vão ser descompactados nesta pasta.

Fim da primeira parte


PARTE 2) Localizar e editar os textos.

Acreditando que você esta fazendo isto para traduzir seus Mods, vou explicar o que você deve fazer para localizar os arquivos a serem editados.

Uma vez que você fez os passos acima não importando qual dos métodos você escolheu, vamos até a pasta “Projeto” dentro desta pasta você vai encontra uma pasta com o nome de “scripts”.
Na pasta “scripts” vai ter uma pasta com o nome de “source”, é aqui que vamos encontrar os arquivos fonte dos arquivos *.pex, recomendo fortemente que você utilize o “Notepad ++” para esta tarefa, porem você pode utilizar qualquer editor de texto para isto.

Abra seu editor de texto e abra um dos arquivos “*.psc” supondo que haja mais de um, você terá que repetir este processo em cada um dos arquivos “*.psc”. Clique em localizar ou “Ctrl + F” e digite “notification”, se você estiver usando o “Notepad ++” sua tarefa vai ser mais fácil pois todos os arquivos com esta palavra vão ser destacados.

O que fazer agora?

Fácil, seguido da palavra “notification” ou "MessageBox" entre as aspas vai estar o texto a ser traduzido exemplo:

;notification("I don't have the book!") --> ;notification("Eu não tenho o livro!")

Vá localizando todos os textos e traduzindo, porem nem todos os arquivos “*.psc” contem arquivos a serem traduzidos.

*Obs.: Não altere nada além dos textos entre aspas que estão após a palavra “notification”, pois se você o fizer seu Mod ou ate mesmo seu jogo pode não funcionar mais, tendo ate que reinstala-lo. Você foi avisado!

Fim da segunda parte.


PARTE 3) Compilando os arquivos

Após ter editado seus arquivos “*.psc” cabe agora transforma-los em um arquivo “Papyrus” para que nosso jogo o entenda, estou falando do formato “*.pex”. Existe varias formas que descobri para fazer esta compilação, o mais comum e utilizando o “Papyrus Compiler” de forma direta (porem muito complicado) vou utilizar o “CreationKit” para esta parte que é a mais chata de todas, para não perder nenhum arquivo depois do processo e recomendável que você anote todos os nomes pois você vai precisar saber quais arquivos foram compilados.
Pegue seus arquivos “*.psc” e cole na pasta source do seu Skyrim Exemplo de um caminho comum onde encontrar esta pasta:

C:\Program Files (x86)\Bethesda Softworks\The Elder Scrolls V Skyrim\Data\scripts\Source

Se você instalou o jogo em outro lugar basta localizar onde, e procurar pela pasta “Data\scripts\Source”
Abra o “CreationKit” na barra de ferramentas clique em “Gameplay” e depois em “Compile Papyrus Scripts”, isto abrira uma janela “Pick Scripts to Compile” na qual você devera selecionar os arquivos a serem compilados em formato “*.pex”, marque as caixas de seleção de um ou mais arquivos que você deseja compilar e clique em “Compile”. Pronto seus arquivos agora estão compilados em formato “*.pex” e se encontram na pasta “Data\Scripts”

Recorte-os e cole na sua pasta “Projeto”, os arquivos com extensão “*.psc” na pasta “C:\Unpakke\Projeto\Scripts\Source” e os arquivos “*.pex” na pasta “C:\Unpakke\Projeto\Scripts”
*Obs.: Não deixe nenhum arquivo na pasta de scripts do jogo.

Fim da terceira parte.


PARTE 4) Compactando seus arquivos em formato “*.BSA”

Agora para esta tarefa vamos utilizar nosso amigo “Unpakke”, Se você já finalizou todas as tarefas acima e criou as pasta como em nosso exemplo, você pode compactar seu trabalho. Abra uma janela de prompt e vá até o diretório do “Unpakke”.

“CD..” --> “Enter”--> “CD..” --> “Enter” --> “CD unpakke” --> “Enter” “C:\UNPAKKE>_”

Digite o seguinte comando.:
““unpakke.exe upkk_bsa.dll pack c:\unpakke\projeto C:\unpakke\projeto\file.bsa” --> “Enter”

Seu arquivo vai ser compactado em formato “*.bsa" e vai estar no diretório “Projeto”.
Fim da quarta e ultima parte.

Os métodos aqui descritos foram testados por mim, e ao escrever este tutorial estou testando-os para certificar-me de que não existe erros em tais métodos, portanto se você não conseguir tente repassar tudo de novo pois você pode ter esquecido algo, uma virgula ou um ponto em comandos DOS pode fazer diferença.

Espero que este pequeno tutorial seja de grande ajuda a todos que desejam traduzir seus Mods de forma a ficarem com uma tradução de 100% Tupiniquim Brazuca.

Andre Luiz --> AndreFox


Última edição por AndreFox em 7/19/2012, 10:19 am, editado 1 vez(es)
AndreFox
AndreFox
Experiente
Experiente

Posts Posts : 190
Karma : 15
Blasts : 205
Desde: : 28/06/2012
Localização : Santo André - SP

http://twitter.com/andrestraca

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Re: Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por sandro_weezy 7/19/2012, 9:18 am

Parabens AndreFox..
Exelente tutorial!
sandro_weezy
sandro_weezy
Experiente
Experiente

Posts Posts : 233
Karma : 1
Blasts : 221
Desde: : 06/05/2012
Localização : São Sebastião - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Re: Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por eucio 7/19/2012, 10:08 am

Custou a sair, mas saiu excelente! Parabéns!
eucio
eucio
Dedicado
Dedicado

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. 0%2520A
Posts Posts : 514
Karma : 44
Blasts : 545
Desde: : 20/06/2012
Localização : Barra do Piraí - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Re: Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por protese 4/1/2013, 12:41 am

Boa noite Andre segui teu tutorial ao pé da letra, escolhi a opção com o unpakke mas não estou conseguindo descompactar o .bsa.

O mod que quero traduzir é o Cerwiden Companion 1.7.1 para poder jogar as quests, como não domino o inglês meu sobrinho traduzirá pra mim os diálogos.

Obs: colquei junto a zlib1.dll pois sem ela acusava erro porque parece que eles são parceiros agora, se puder me dar uma orientação agradeço e obrigado por disponibilizar este tutorial.
protese
protese
Novato
Novato

Posts Posts : 2
Karma : 0
Blasts : 2
Desde: : 17/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Re: Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por vsorg 4/18/2013, 8:12 pm

segui o tutorial ao pé da letra so que na hora de compilar os arquivos com o creation kit da fail.
vsorg
vsorg
Amador
Amador

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. 0%2520T
Posts Posts : 39
Karma : 48
Blasts : 107
Desde: : 29/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Re: Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por protese 6/15/2013, 12:13 pm

Boa tarde, hoje pensei em traduzir o Mod Locational Damage seguindo esse tutorial mas o mesmo não tem a pasta source e nem os arquivos .psc, somente arquivos .pex, minha pergunta é: como faço pra traduzir este mod? Tem como?
qualquer dica é bem vinda, obrigado.
protese
protese
Novato
Novato

Posts Posts : 2
Karma : 0
Blasts : 2
Desde: : 17/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Re: Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por Seph 9/8/2013, 8:49 pm

Eu consegui  descompactar e encontrei os arquivos .psc porém procurei em TODOS os arquivos e nada de encontrar o que eu queria traduzir. 

O mod é o AmazingFollowerTweaks, encontrei até varias coisa a serem traduzidas seguindo os passos do tutorial mas não encontrei nenhum dos textos de "interface-in-game" =[
Seph
Seph
Novato
Novato

Posts Posts : 3
Karma : 0
Blasts : 3
Desde: : 03/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA. Empty Re: Tutorial: Como traduzir Scripts dentro das BSA.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos